sexta-feira, 25 de junho de 2010

HÉRNIA DE HIATO

CULPAR-SE PELA SITUAÇÃO ATUAL

A palavra hiato significa espaço ou abertura. A hérnia de hiato é o surgimento anormal de saliência no hiato esofagiano, que é a passagem entre o esôfago e o estômago, através do diafragma. Pode provocar sangramento oculto ou hemorragia maciça.
Esse quadro orgânico surge na pessoa que se sente sobrecarregada por alguma situação que precisa "engolir". Fica tensa e com raiva porque resiste ao processo e ao mesmo tempo se pune pelo desenrolar dos fatos que provocaram a situação que está vivenciando.
Normalmente os problemas que a pessoa está atravessando na época que surge a hérnia de hiato foram desencadeados por alguma circunstância que ela não aceita. Sentindo-se responsável, pune-se pelo que está acontecendo. Isso pode ocorrer numa pessoa que sempre teve uma vida muito ativa e independente e é abatida por alguma doença que a deixa impossibilitada de manter o mesmo ritmo, tendo que se afastar do trabalho e depender dos outros; ou algum rompimento de relacionamento que não ficou bem resolvido internamente. Além de dar origem à sua situação presente, desenvolveu mecanismos de autopunição, que é uma das causas dessa disfunção orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário