terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lição 34

 " Eu poderia ver paz em vez disso ." ( Um Curso em Milagres )
“ A PAZ é questão de decisão pessoal. Quando, conscientemente, cada ser escolhe mudar o padrão de pensamento,essa atitude reflete na frequência de pensamento do mundo.”

A ideia para o dia de hoje começa a descrever as condições que prevalecem no outro modo de ver. A paz mental é claramente uma questão interior. Ela tem que começar com os teus próprios pensamentos e então estender-se para fora. É a partir da paz da tua mente que surge uma percepção pacifica do mundo.
Para os exercícios de hoje, são requeridos três períodos de prática mais longos. É aconselhável fazer um pela manha e outro à noite, com um adicional a ser empreendido a qualquer momento entre eles que te pareçam mais propicio para conduzir-te a um estado em que te sintas pronto. Todas as aplicações devem ser feitas com os olhos fechados. É ao teu mundo interior que as aplicações da ideia de hoje devem ser feitas.
Cerca de cinco minutos de exame da mente são requeridos para cada um dos períodos de prática mais longos. Examina a tua mente buscando pensamentos de medo, situações que provoquem ansiedade, personalidades ou eventos “ofensivos”, ou quaisquer outras coisas sobre as quais estejas acalentando pensamentos de desamor. Observa-os casualmente, repetindo devagar a ideia para o dia de hoje ao observá-los surgir em tua mente e deixa que cada um se vá para ser substituído pelo seguinte.
Se começares a experimentar dificuldade em pensar em sujeitos específicos, continua a repetir a ideia para ti mesmo sem pressa, sem aplicá-la a coisa alguma em particular. Certifica-te, porém, de não estar fazendo nenhuma exclusão específica.
As aplicações mais curtas devem ser freqüentes e empreendidas sempre que sentires que a paz da tua mente está sendo de algum modo ameaçada. O propósito é proteger-te da tentação ao longo do dia. Se alguma forma especifica de tentação surgir na tua consciência, o exercício deve tomar essa forma:
Eu poderia ver paz nessa situação em vez do que vejo agora.
Se as invasões à paz da tua mente tomarem a forma de emoções adversas mais generalizadas, tais como depressão, ansiedade ou preocupação, usa a ideia em sua forma original. Se achares que precisas de mais de uma aplicação da ideia de hoje para ajudar-te a mudar a tua mente em algum contexto especifico, tenta reservar alguns minutos e dedica-os À repetição da ideia até sentires algum sensação de alívio. Será útil dizer especificamente para ti mesmo:
Eu posso substituir meus sentimentos de depressão, ansiedade ou (preocupação ou os meus pensamentos sobre essa situação, personalidade ou evento) pela paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário