sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

REGRESSÃO E PROGRESSÃO

Regressão e progressão da libido são termos importantes na teoria de Jung. Refere-se às direções do movimento de energia. Em progressão, a libido é utilizada para a adaptação à vida e ao mundo. A pessoa usa-a para funcionar no mundo e pode consumi-la livremente em atividades escolhidas. Essas pessoas está tendo a experiência de um fluxo positivo de energia psíquica.  Mas suponha-se que essa mesma pessoa  fracassa num importante exame ou é preterida num remanejamento de cargos diretivos da empresa onde trabalha ou perde um conjuge ou filho muito amado. A progressão da libido pode ser sustada, a vida perde seu ímpeto a vante e o fluxo de energia inverte sua direção . Entra em regressão, onde ativa os complexos. Isso pode levar à fragmetação de polaridade que antes eram compactadas; converteram-se agora em opostos em guerra.

 

A consciência do ego pode ter agora um conjunto de princípios e valores,enquanto que o inconsciente assume uma posição contrária. A pessoa é dilacerada pelo conflito interior e fica paralisada. Durante a progressão, as polaridades dentro de si mesmo equilibram-se mutuamente e geram energia que promove o avanço. A pessoa pode ser ambivalente, mas de um modo que se adapta  realidade. Na regressão, por outro lado, o fluxo de energia reingressa no sistema psíquico e fica inacessível para adaptação. Quando as polaridades se fragmentam, desenvolve-se uma espécie severa de ambivalência que paralisa a vida. Segue-se um impasse, e sim e não cancelam-se mutuamente, e a pessoa não pode mover-se.

 

Jung assinalou que, quando a energia não é consumida num processo de adaptação ao mundo nem está se movimentando de forma progressiva, ela ativa os complexos e eleva o potencial energético destes no mesmo grau em que o ego perde a energia ao seu dispor. Esta é a lei da conservação de energia quando aplicada à psique. A energia não desaparece do sistema; antes, ela desaparece da consciência. E isso resulta, tipicamente, em estados de depressão, conflito interior ambivalência incapacitadora, incerteza, dúvida, questionamento e perda de  motivação.

 

Enquanto a progressão promove a adaptação ao mundo, a regressão leva, paradoxalmente, a novas possibilidades para o desenvolvimento A regressão ativa o mundo interior. Quando o mundo interior foi ativado, uma pessoa é forçada a lidar com ele e, mais tarde, a fazer uma nova adaptação que leva em conta os resultados previamente obtidos. Esse movimento no sentido de  adaptação interior leva, finalmente, a uma nova adaptação exterior quando a libido inicia, uma vez mais, o caminho da progressão. Mas agora a pessoa está mais madura, precisamente por causa do confronto com o inconsciente – os complexos, história pessoal, fraquezas, defeitos  todas as outras irritantes e dolorosas questões que vêm à tona durante a regressão.

 


 

Um comentário: