sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

UM POUCO DE FÍSICA PARTE III

Os físicos se referem ainda a um outro nível de energia – o nível subatômico – em termos de permuta de elétrons. Fótons são pacotes de energia de massa e carga nulas que constituem a unidade básica de luz e de energia eletromagnética. Quanto um átomo libera um fóton de luz de um elétron, esse átomo perde energia. Quando um átomo absorve um fóton, ele ganha energia. A liberação ou absorção de energia de um fóton por um átomo pode ser influenciada por uma energia mais fundamental, muitas vezes mencionada como a energia do “ vazio” (vácuo) ou estado de energia ponto zero.

Já é tradicional os pesquisadores postularem que a energia potencial se organiza e se armazena em campos que circundam os objetos e os seres vivos. Entretanto, no nível de fótons e de partículas subatômicas, a energia sem sempre se comporta como o faz quando está em forma de campo. Partículas desaparecem e reaparecem em lugares inesperados, violando a lei postulada da conservação de energia.

ENERGIA NO NÍVEL SUBATÔMICO
David Bohm, um dos físicos teóricos mais proeminentes do mundo, refere-se à “energia de potencial quântico” de ordem superior das partículas para explicar por que a energia pode dar a impressão de mover-se mais rapidamente do que a velocidade da luz. Numa situação em que dois fótons são liberados de um único átomo e giram afastando-se em direções opostas, os físicos descobriram que o fato de se influenciar o spin de qualquer um deles (polarizando-o) afeta simultaneamente o spin do outro.

Visto que os fótons estão se afastando um do outro à velocidade da luz (fótons são pacotes de luz), qualquer meio de comunicação entre eles precisaria acontecer duas vezes à velocidade da luz, desafiando todas as leis conhecidas da física. Esses experimentos revelam que partes estão ligadas ao todo em ordens unificadoras superiores, mesmo quando as partes (fótons) estiverem separadas uma das outras no espaço e no tempo.

Alguns biofísicos que estudam o efeito da energia de potencial quântico de ordem superior nos sistemas biológicos a estão chamando de energia escalar ou energia não-hertziana. Pensa-se que as energias não hertzianas provem o mecanismo pelo qual as “energias sutis” exercem sua influência sobre o campo eletromagnético de energia e além dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário