sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

UM POUCO DE HISTÓRIA

A psicoterapia é a ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento.  Entende-se por comportamento uma estrutura vivencial interna que se manifesta na conduta.

 

A psicoterapia ocidental originou-se na Grécia por volta do ano 500 A.C. Dentro da filosofia, onde alguns filósofos iniciaram cogitações sobre a psique humana. Destacam-se Sócrates, Platão e Aristóteles como grandes filósofos que iniciaram a base da filosofia ocidental.

 

Socrates nasceu em Atenas em 470/469 A.C. e morreu na mesma cidade em 399 A.C., condenado devido a uma acusão de “impiedade”: ele foi acusado de ateísmo e de corromper os jovens com a sua filosofia, mas na realidade, estas acusações encobriam ressentimentos profundos contra Sócrates por parte dos poderosos da época. Ele era filho de um escultor, chamado Sofronisco, e de uma parteira chamada Denarete, Desde a juventude, Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, Sócrates não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos, agindo de forma descontráida e descompromissada (pelo menos na aparência), dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.

 

Segundo Reale & Antiseri (1990), depois de algum tempo seguindo os ensinos naturalistas, Sócrates passou a sentir uma crescente insatisfação com o legado desses filófosos, e passou a se concentrar na questão do que é o homem – ou seja, do grau de conhecimento que o homem pode ter sobre o próprio homem.

Enquanto os filósofos pré-socráticos, chamados de naturalistas, procuravam responder à questões do tipo : “O que é a natureza ou fundamento último das coisas?”   Sócrates, por sua vez, procurava responder à questão: “O que é a natureza ou a realidade última do  homem?”  A resposta a que Sócrates chegou é a de que o homem é a sua alma – Psyché, por quanto é a sua alma que o distingue de qualquer outra coisa, dando-lhe, em virtude de sua história, uma personalidade única. E por psyché Sócrates entende nossa sede racional, inteligente e eticamente operante, ou ainda, a consciência e a personalidade intelectual e moral. Esta colocação de Sócrates acabou por exercer uma influência profunda em toda a tradição européia posterior, até hoje.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário